Hoje fomos à EB1 José Jorge Letria do Agrupamento de Escolas da Cidadela para mais uma conversa do projeto “Semear Abril”. Depois de descrevermos o processo inicial de maturação do MFA, propusemos que os alunos de duas turmas do 4º ano, lessem o conto “O Carapau de Corrida” criado pelo meu amigo Carlos Saraiva da Costa e participassem no júri de Turma com o objetivo de compreenderem a importância do contributo e das decisões individuais para o bem-estar e sucesso do grupo.
O Carlos escreveu um dia que o conto foi “mil vezes” contado a bordo do galeão do sal “Estou para Ver” a alunos de todas as idades, do 4º ao 12º ano de escolaridade. Foi também uma peça de teatro em seis cenas, montada e representada por alunos da escola de Carcavelos, sempre com a indispensável deliberação do júri. Em todas as ocasiões o Kim foi perdoado.
Hoje voltou a ser perdoado, com a condição de aprender a lição e assumir as suas responsabilidades. E nós fomos recompensados pela atenção e participação dos alunos e, como se não bastasse, vimo-nos retratados por uma das alunas!
Sem comentários:
Enviar um comentário