Costumamos acabar as sessões do "Semear Abril" com esta imagem e a pergunta: "O que vais fazer para melhorar o teu mundo?" Normalmente não esperamos resposta porque o objectivo é apenas deixar o desafio aos jovens. Mas hoje, no último “Semear Abril” do 4º ano da EB1 Fausto Cardoso de Figueiredo, partimos dessa pergunta para que os alunos apresentassem propostas de melhoria do seu mundo, no caso a escola que estão prestes a deixar.
Facto de viver, de ter vida; existência. Experiência de vida. Processo psicológico consciente no qual o indivíduo adopta uma posição valorizante, sintética, que não é apenas passiva e emocional, pois inclui também uma participação intelectual activa. O conhecimento adquirido através da experiência vivida. Não é lido, não é contado, é experimentado.
terça-feira, 21 de maio de 2024
Melhorar o nosso mundo
A turma dividiu-se em quatro grupos de cinco alunos e, durante vinte minutos, cada um dos grupos pensou uma ideia, ilustrou-a numa folha de papel A3 e elegeu um porta-voz para a apresentar à turma. As quatro propostas foram depois sujeitas a votação por braço no ar para que a turma escolhesse a preferida. Numa hora e meia, crianças de oito e nove anos foram capazes de elaborar quatro propostas de raiz, apresentá-las e discuti-las com os colegas e fazer uma escolha democrática da que consideravam mais apropriada.
Foi assim que se propuseram fazer uma campanha de sensibilização dos colegas através de cartazes e mensagens para que deixem de deitar lixo para o chão, apresentaram sugestões de melhoria da qualidade da comida da escola e de criação de um dia da comida em que seria servida uma refeição do agrado da maioria, propuseram a criação de um conselho dos representantes das turmas junto da direcção da escola e propuseram a criação de um momento de atenção em que cada um pudesse divulgar os seus interesses e habilidades e conversar sobre eles com especialistas externos convidados.
Na votação foi democrática (e pragmaticamente) escolhida a proposta de melhoria da comida da escola, mas os outros grupos deixaram claro que iriam também tentar concretizar as suas ideias.
Esta manhã, as crianças do 4º ano da EB1 Fausto Cardoso de Figueiredo deram uma lição magistral de cidadania. Se todos os grupos sociais se comportassem como eles, o mundo seria de facto muito melhor.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário