segunda-feira, 22 de abril de 2019

A outra senha do 25 de Abril

      
Não me obriguem
A vir para a rua
Gritar
Que é já tempo
D'embalar a trouxa
E zarpar


Este é o refrão da canção “Venham mais cinco” do álbum com o mesmo nome com canções originais de José Afonso, escolhida inicialmente como senha a ser emitida através da Rádio Renascença para todo o país.

O álbum foi gravado em Paris para a etiqueta Orfeu e editado no Natal de 1973. Para além da lírica e dos temas musicais, o disco foi também marcante pela qualidade da gravação porque o estúdio de Paris tinha capacidades tecnológicas ainda não disponíveis em Portugal. Os arranjos foram de José Mário Branco, que já gravara em 1971, igualmente em Paris, o “Cantigas do Maio”, outro álbum de José Afonso com capa do pintor José Santa Bárbara e de que fazia parte a canção “Grândola Vila Morena”.

No lançamento do "Venham mais cinco" em Portugal, estava prevista a divulgação das suas canções no programa “Página 1” de José Manuel Nunes na Emissora Nacional mas quando a estação submeteu o álbum à Censura, foi proibido e apreendido pela PIDE/DGS. 

Foi por isso que quando na tarde do dia 22 de Abril de 1974 o Álvaro Guerra lhe disse que o “Venham mais cinco” estava proibido e a canção não podia ser transmitida no programa “Limite” na Rádio Renascença, o Almada Contreiras escolheu uma nova senha, a “Grândola Vila Morena”.

Sem comentários:

Enviar um comentário