quinta-feira, 11 de julho de 2024

"Land of Milk and Money"

 


Lembrei-me do título do romance do matemático, professor e escritor norte-americano com raízes na ilha Terceira, Anthony Barcellos, quando vi a apresentação de Mike Moyle sobre a herança portuguesa, maioritariamente dos Açores e da ilha de São Jorge, no californiano Marin County, a noroeste de San Francisco.
 
O romance de Anthony Barcellos retrata a vida das famílias portuguesas que emigraram para o interior rural do San Joaquin Valley, em busca da terra prometida. Maioritariamente açorianos como os que foram para o Marin County, quer uns quer outros foram trabalhar nas herdades agropecuárias, acabando muitos por dominar o sector. No Marin County, a pesca e a construção naval foram também sectores onde a iniciativa e a capacidade de trabalho dos portugueses se evidenciaram.
 
Quando fui estudar para Monterey em 1977, confesso que não olhava os EUA e a Califórnia como a terra prometida e tinha até uma relação difícil com o sistema capitalista americano. E quanto à comunidade portuguesa da Califórnia, convivia mal com as manifestações de nacionalismo açoriano que por vezes sentia. Os meses embarcado em corvetas nos Açores nos anos quentes de 1975 e 1976 criaram em mim aversão pelo discurso independentista que na época era popular em terras californianas.

O tempo e as experiências de vida suavizaram ou eliminaram as minhas reservas e hoje sou o primeiro a reconhecer o que a Califórnia tem de bom e a ressaltar o enorme mérito da comunidade portuguesa açoriana que lá vive e trabalha e entre a qual tenho muitos bons amigos.
 
E quando estive em Sausalito em Abril, tive o prazer de conhecer o Mike Moyle, um americano com raízes no Hawaii que se dedica a estudar a herança portuguesa no Marin County. O Mike foi-me apresentado pelo Ruben da Silva, que emigrou para os EUA e ali vive, depois de deixar a Marinha.

O Mike proferiu uma palestra no IDESST Sausalito Portuguese Cultural Center no passado dia 9 e partilhou a apresentação no YouTube. Como referências da sua investigação citou o “Guidebook for the Sausalito Portuguese Heritage Walking Tour” e a lista de algumas das pessoas de quem falou.

A apresentação é longa, mas vale a pena porque se aprende muito sobre nós próprios, como povo.

Sem comentários:

Enviar um comentário